O que está buscando?

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Divirta-se com as atividades que o SESI traz pra você!

Promover o acesso à cultura é uma das missões assumidas pelo SESI São Paulo há mais de 70 anos.

Confira o que preparamos para você:


• EXPOSIÇÃO "Fé Brasileira, Festa Universal - folias, romarias e congadas"
Eraldo Peres

DATA: 04/04/2022 a 16/05/2022
HORÁRIO: CLIQUE AQUI e veja horário de funcionamento
Gratuito | Entrada livre 

Sinopse: Um expressivo recorte a partir de um universo de mais de 10 mil imagens produzidas e cerca de 200 festas regionais catalogadas em 12 anos de pesquisa. O fotógrafo brasiliense busca dar vazão aos sentidos da religiosidade brasileira, retratando suas diversas expressões. As manifestações folclóricas formam o patrimônio imaterial de um povo, por isso seu registro visual ganha importância para pesquisadores e sociedade, em particular para as comunidades de brincantes, foliões e devotos. A mostra é a síntese de um período de contemplação e vivência com homens, mulheres e crianças que carregam em seus corações a pureza da fé e o calor das festas populares.

O fotógrafo

Eraldo Peres (1959) é jornalista e fotógrafo documentarista, trabalhou em diversos jornais e hoje atua como correspondente da agência internacional de notícias The Associated Press – AP, em Brasília. A vida profissional o aproximou de temas socioculturais e rurais, experiência na qual se aprofundou atuando como especialista em comunicação para o desenvolvimento em Angola. Vencedor de dois reconhecidos prêmios fotográficos do Nikon Photo Contest International; foi terceiro lugar nas categorias Festivities e Traditional Rites do Humanity Photo Awards 2006, da Unesco, realizado na China; e obteve menção honrosa no concorrido World Press Photo 2008

Geração e Edição de Conteúdo Armazém de Ideias e Serviços
Edison Rodrigues Filho (redação) | Telma Iara Mazzocato (coordenação de revisão) | Luana Mercurio (revisão) | Taís Tanira Rodrigues (produção)


• EXPOSIÇÃO "Mata Atântica, Berço das Águas"
Simão Salomão

DATA: 23/05/2022 a 04/07/2022
HORÁRIO: CLIQUE AQUI e veja horário de funcionamento
Gratuito | Entrada livre 

Sinopse: A água tem se tornado um tema crucial para a sociedade. A fotografia pode colaborar para a conscientização das pessoas sobre a necessidade da preservação de nascentes e mananciais. A mostra mergulha no bioma da Mata Atlântica, que detém sete das nove grandes bacias hidrográficas brasileiras, e registra a Estrada Velha de Santos e a Calçada do Lorena, na Serra do Mar – uma oportunidade de constatar sua beleza e diversidade. O fotógrafo mirou a disposição das gotas sobre as plantas, brotos e galhos, chamando a atenção para o movimento e a fragilidade desse recurso precioso e finito.

O fotógrafo

Simão Salomão (1965) é fotógrafo por vocação, dedica parte de seu trabalho à documentação de São Paulo, suas mudanças e permanências. Seu universo de interesses é amplo, destacando-se: o ser humano, a miscigenação, as diferentes origens do povo brasileiro. Além de gostar de singelos retratos, de fotografar as manifestações culturais, como o folclore no Brasil, e as cenas urbanas, Salomão se empenha em registrar a natureza, as paisagens e as viagens. Já participou de exposições em instituições respeitadas no meio cultural. Com talento reconhecido, foi selecionado duas vezes no concurso Árvores da Cidade de São Paulo nas edições de 2010 e 2011.

Geração e Edição de Conteúdo Armazém de Ideias e Serviços
Edison Rodrigues Filho (redação) | Telma Iara Mazzocato (coordenação de revisão) | Rosileine Cardoso (revisão) | Taís Tanira Rodrigues (produção)