As imagens retratam a multiplicidade étnica e a sabedoria dos povos ancestrais. A entrada é gratuita
06/09/202219:25- atualizado às 19:25 em 06/09/2022
Renan Rosa apresenta a mostra O Olhar do Minotauro, aberta para visitação gratuita a partir de setembro até 17 de outubro, na Estação Sesi de Cultura de Cosmópolis. O acervo revela a visão de mundo do fotógrafo, o qual propõe, através de seus registros, a compreensão da diversidade cultural e reflexões sobre a consciência social.
Em 24 imagens, Rosa compõe um museu imaginário e possibilita ao espectador ler uma imagem, sem conhecer seu contexto, e elaborar uma história – além do tempo cronológico e das condições de criação – em um processo lúdico e construtivo. O fotógrafo traduz em linhas e contornos um olhar que explora a realidade em sua forma mais pura e legítima, rejeitando qualquer ilusão para mascarar imperfeições.
O diferencial é o modo como as cenas são retratadas. As formas e corpos, ora em contraste, ora em harmonia, revelam um artista aberto para o mundo e sem preconceitos. Assim como um minotauro, figura da mitologia grega, meio homem, meio touro, ser de uma raça imaginária, Rosa coloca-se em uma posição imparcial, mas sem perder seu carácter humano de observação dos fatos.
Sobre o fotógrafo
Renan Rosa é fotógrafo profissional, graduado pela Escola Panamericana de Artes de São Paulo em 2005. Durante 12 anos, e de forma autônoma, percorreu mais de 50 países, buscando retratar a singularidade de diferentes culturas, tradições e costumes que integram um mosaico humano. Renan intercala essas influências estrangeiras às raízes miscigenadas brasileiras. Atualmente, é colaborador de agências fotográficas no exterior e, desde 2010, numa parceria com a curadora Aline Stürmer, produz materiais editoriais, exposições e ensaios fotográficos ao redor do mundo.