Evento gratuito exibe longas nacionais entre os dias 6 e 30 de agosto na Estação SESI de Cultura de Cosmópol
Por: Comunicação Sesi-SP | Regional Americana
29/07/202511:17- atualizado às 08:49 em 30/07/2025

A Estação SESI de Cultura de Cosmópolis recebe, entre os dias 6 e 30 de agosto de 2025, a Mostra Cine SESI-SP “Brasilidades” — uma programação gratuita dedicada ao cinema nacional e à valorização da diversidade cultural do país.
A mostra apresenta filmes que abordam temas como memória, identidade, afeto e pertencimento, convidando o público a refletir sobre as múltiplas dimensões do Brasil contemporâneo. Com sessões semanais, sempre às quartas-feiras, a iniciativa promove não apenas entretenimento, mas também o acesso à produção audiovisual brasileira de qualidade.
Confira a programação:
06/08 – Capitu e o Capítulo
Capitu e o Capítulo explora de forma livre a obra do escritor Machado de Assis, Dom Casmurro. Com a proposta de ser um ensaio, a brevidade de capítulos que expandem a figura do narrador, o longa apresenta a personalidade complexa de Capitu (Mariana Ximenes), em contraste com os diálogos inventivos de Bentinho (Vladimir Brichta), e o amor profundo que ele sente pela moça. A paixão visceral clássica da nossa literatura, aqui, é vista através de uma nova perspectiva. O enredo também trabalha com a inquietação dos sentimentos humanos, tal qual o ciúme intenso de Bentinho, e todas as intrigas desenvolvidas a partir de suas paranoias.

13/08 – Diário de Viagem
Em 1995, após a implantação do Plano Real no Brasil, os pais da adolescente paulistana Liz (Manoela Aliperti) a enviam a um intercâmbio na Irlanda. No entanto, a menina de 13 anos, proveniente de uma família de classe média emergente, não compartilha das expectativas de seus pais e tem uma experiência desastrosa durante a viagem. Liz retorna a São Paulo desequilibrada e obsessiva, com um transtorno alimentar que afeta todos os aspectos de sua vida. Como lidar com essa difícil realidade?

23/08 – Trago Comigo
Telmo (Carlos Alberto Riccelli), um diretor de teatro aposentado, foi membro da luta armada durante a ditadura militar e chegou a ser preso por seis meses por conta disso. Porém, ele não consegue se lembrar de nada desse período, além de alguns lapsos momentâneos. Para tentar reativar sua memória e descobrir o que aconteceu, ele decide criar uma peça de teatro. Contando com um jovem elenco de atores, Telmo vai reconstruir a sua própria história.

30/08 – Um Broto Legal
Um Broto Legal conta a história da primeira cantora de rock nacional, Celly Campello (Marianna Alexandre). No final dos anos 50, Célia Campello é uma jovem de 16 anos em Taubaté, interior de São Paulo. Uma espécie de celebridade local, ela canta na rádio da cidade, onde tem um público cativo. Seu irmão, aspirante a cantor, acaba se mudando para São Paulo, onde é descoberto por um caça-talentos. Depois, será a vez dela. E esse é só começo da carreira daquela que ficou conhecida como Celly Campello, precursora do rock no Brasil, e responsável por hits como Banho de Lua e Estúpido Cupido. Ela, junto ao seu irmão Tony Campello (Murilo Armacollo), tem sua história e trajetória contada, desde Taubaté até conquistar todo o Brasil.

A Mostra Cine SESI-SP “Brasilidades” reafirma o compromisso do SESI com a democratização da cultura e o fortalecimento da produção audiovisual nacional.