O que está buscando?

Aberta a exposição Tanabata Matsuri

Com entrada gratuita, público pode conferir mostra fotográfica sobre o tradicional festival japonês

14/02/202213:52- atualizado às 16:46 em 17/02/2022

A Estação Sesi de Cultura de Cosmópolis promove, até 28 de março, a exposição Tanabata Matsuri, do fotógrafo Arthur Fujii. A mostra gratuita reúne fotos coloridas que traduzem em imagens o espírito e a beleza da tradicional comemoração japonesa. As fotos foram registradas durante cinco festivais realizados no bairro da Liberdade, em São Paulo, entre 2007 e 2011.

O festival é uma oportunidade para saudar a busca da sabedoria e o aprimoramento das capacidades individuais. As pessoas escrevem seus desejos ou de familiares em tiras de papéis coloridos, chamados tanzaku, e as penduram em bambus, na esperança de serem realizados. As imagens retratam a fé e o encontro de diferentes gerações.

Arthur Fujii busca compartilhar os encantos da festa desde 2007, quando a redescobriu no bairro da Liberdade. “Quero aproximar as pessoas da cultura japonesa e demonstrar os sentimentos e as expressões de outras pessoas produzindo sua própria arte, no momento exato em que deixam evidentes suas crenças”, destaca o fotógrafo.

Sobre Arthur Fujii

O paulistano Arthur Fujii brincava com a câmera fotográfica de seu pai desde criança.  Ainda assim, a paixão pela fotografia tardou a ser reconhecida. Foi somente adulto que decidiu seguir a carreira em Publicidade e Propaganda, aproximando-se do mundo da comunicação. No segundo ano do curso, resolveu investir na área de fotografia. Atuou como assistente do renomado fotógrafo Marcio Scavone, com quem teve a oportunidade de participar de trabalhos para grandes empresas e revistas como Vogue, VIP e Época Negócios. Seu contato com a cultura japonesa se estreitou a partir do trabalho no jornal Nippobrasil, para o qual cobria pautas de gastronomia. Atualmente, se dedica a trabalhos editoriais e publicitários, cobertura de eventos corporativos e ao setor de fotografia do grupo educacional VSTP, do qual fazem parte a FIAP, o COPI e o Colégio Módulo.

Serviço:

Exposição Tanabata Matsuri
Local: Estação Sesi de Cultura de Cosmópolis
Avenida da Saudade, 1107 - Parque Residencial Rosamélia
Datas e horários: até 28 de março
segunda a sexta, das 9h às 19h30
sábado, das 9h às 16h30
Entrada gratuita
Informações: (19) 3812-1949
WhatsApp (19) 99907-5575